Oráculo, tarot, clarividência no fim do dia somente ansiedade


22 de julho de 2023

 Muitas são as ferramentas para se olhar pro futuro, algumas delas andam constantemente comigo, queira eu ou não. 

Me peguei essa semana diante da seguinte pergunta ao preencher um formulário para vaga de emprego:

"Você está onde imaginava que estaria nesse momento?"

Parei mais tempo do que o necessário de frente ao computador sem entender ao certo o intuito daquela pergunta e se teria capacidade de dissertar naquele espaço em branco a ser preenchido. Não teve tiragem, ou sonho e nem mesmo a ansiedade que me alertou sobre aquela pergunta numa quinta-feira qualquer.

Tive que responder! Na verdade, primeiramente mapeei onde queria estar, busquei na memoria, algo que não estava tão escondido assim, onde eu desejava estar nesse exato momento. A busca poderia remontar 4 anos atrás no inicio da graduação ou 7 anos, no inicio do ensino médio. 

Mas conseguir formular uma resposta que me colocasse num ar de superioridade em relação ao meu desencontro com meus presente desejado.

Findando esse momento ilusório e distante do meu presente desejado fui aos pratos. Liguei a torneira, deixei a água escorrer pelos pratos, panelas, talheres. Selecionei os talheres, os copos, xicaras e comecei ali a tentar responder agora de forma verdadeira onde eu queria estar.



10 de agosto de 2023

Esse texto foi interrompido pelo mais simples dos motivos: Eu não queria falar sobre o futuro naquele exato momento em que estava falando sobre futuro.

 As semanas passaram e o futuro vem se tornando presente e não necessariamente o presente que sonhava e desejava. Depois de algumas sessões de terapia durante essas semanas falei muito sobre essa ansiedade do futuro de um formando, desempregado, sem casa, jovem que ama a distância. 

Posso dizer que retornar do retorno da minha cidade natal ajudou a afastar alguns desses pensamentos ansiosos para esse futuro. Minha rotina está mesclada entre risadas, planejamento da uma festa para uma amiga, saídas para ver o sol, revisar assuntos acadêmicos (Que tem haver com futuro também) mas principalmente esquecer do futuro e viver o presente.

Tive um encontro na terça e o que pude mais ouvir foi sobre minha clara juventude e o poço de possibilidades que ela me permite porém a melhor parte foi perceber que esse poço de possibilidades pode permanecer mesmo com o esvaziamento da minha juventude, só me faltará a coragem.

Agora estou retornando para finalizar muitas coisas nesse semestre e pretendo começar também. Nego que não tentarei olhar para o futuro pelas ferramentas que posso minimante controlar mas espero que aquela que não controle evite aparecer. 


Comentários

Mensagens populares