O orgasmo da folga

Nunca tinha entendido muito bem tamanha ânsia pelo final de semana quando eu era criança, nos tempos de escola os finais de semana se tornaram meio que detestavel com aulas e provas aos sábado. Durante a pandemia vivemos uma eterna e monótona (como na maioria) tarde de domingo, porém algumas coisas foram se esclarecendo com a chegada dessa segunda-feira que é a vida.

Percebi que ao longo da minha vida a rotina semanal sempre carregou uma "leveza" a qual os adultos a minha volta que tanto desejavam os finais de semana não tinham. Todas as obrigações da vida adulta que pesavam a semana caíram magicamente nos meus ombros nos últimos meses e os finais de semana se tornaram um pouco mais mágicos.

A rotina exaustante de trabalho, as demandas da vida adulta transformam às 60 horas das 18h de sexta até às 6h da segunda em uma grande escapatória da realidade massante, cansativa e estressante que se implica com a rotina de trabalho. Ou seja, esses dois dias soltos ali precisam ser muito bem aproveitados para outras coisas além do trabalho.

Mas essa euforia e anseio não se restringem somente aos finais de semana...Essa semana acompanhei atenciosamente um dialogo entre um grupo de colegas de trabalho que teve uma gigantesca mudança de humor após um dia de trabalho ao descobrirem que teriam uma semana de folga. Era palpável em suas vozes e naquele dialogo a felicidade pelo ocorrido.

Foi orgásmica a sensação de prazer deles com aquela notícia no meio da semana, com mais 3 dias de trabalho pela frente e diversas incertezas que aquelas folgas podiam causar... Teremos que repor hora? O V.R vai ser descontado, né? Vai ser todo mundo? Sem escala? Tem certeza disso mesmo?

O resto do trajeto foi uma mistura de sensações, agora para mim que participo e divido o anseio pela folga e pelos finais de semana. Voltei meu olhar para os outros passageiros e visivelmente eles não descobriram que teriam dias de folga, seus rostos carregavam o cansaço do dia e o desejo por chegar em casa.

De maneira engraçada só conseguir colocar esses pensamentos e a captura daquele momento agora, às 18h30 da sexta-feira e olha que ainda não estou 100% livre mas é o que temos nesse momento né.



Comentários

Mensagens populares